NOTÍCIAS

UGAPOCI 50 ANOS

No início de 1968, começaram as tratativas para criação de uma entidade que congregaria todos os policiais, administrativos e especializados da Polícia Civil, da Secretaria de Segurança Pública do Estado com o fim precípuo de beneficência entre outros; cuja sigla ficou fixada como UGAPOCI. Diante da consolidação da ideia ficou estabelecida a data de 18 de abril de 1968 como marco de fundação. Na época era Governador o Coronel Walter Peracchi Barcelos, o Secretário de Segurança Pública General Ibá Ilha Moreira e o Superintendente da Polícia Civil Coronel Pedro Américo Leal.

Logo, buscaram encontrar o local da nova Entidade, uma vez que as existentes na Polícia Civil seriam extintas e os seus respectivos associados incorporariam a novel associação. Houve consenso que a mesma seria localizada num prédio do Estado na Avenida Mauá, embora o prédio estivesse praticamente abandonado, pois fazia tempo que a Guarda Civil e algumas repartições da Polícia tinham se mudado.

Assumiram, na mesma data de fundação, o diretor presidente João Schenini, vice João Garcia Silveira, mais dirigentes do conselho executivo e, também, os membros dos conselhos da administração, assim como os diretores de departamentos. Após essa primeira gestão nos anos seguintes as dos presidentes Victor Cravo Teixeira, João Duarte, Assis Brasil Ramos de Macedo, Francisco de Paula Aragon. Os quais administram por 15 anos.

A atual administração dirige os destinos da UGAPOCI há mais de três décadas, tendo enfrentado inúmeros obstáculos no período de sua existência, sendo a mais desagradável, entre outras, a tentativa do Governo do estado em retomar o prédio, expulsando a entidade de sua sede. Porém com o exaustivo trabalho de todos aqueles os quais se dedicaram a existência e a manutenção da mesma que sendo o motivo de estarmos chegando aos 50 anos.

Atualmente com profissionais especializados e com competentes nos setores médico, odontológico, psicológico e uma série de convênios que são muito utilizados por associados e familiares. Devemos ressaltar o quadro de auxiliares nos respectivos setores, assim como os servidores que impulsionam a administração.

Ao comemorarmos a data dos cinquenta anos de existência da nossa UGAPOCI devemos prestar um preito de gratidão aos fundadores, aos fiéis associados, “em memória” àqueles os quais não se encontram mais entre nós, bem como aos servidores dos setores administrativos e beneficente que veem na entidade um prolongamento de suas vidas.

Mário Cláudio Schneider Marcelino

Presidente da UGAPOCI

Deixe uma resposta