NOTÍCIAS

Entenda a nova identidade visual da Ugapoci

A Ugapoci está com nova identidade visual e para entender melhor o significado desta mudança entrevistamos o designer Marcelo Schneider, responsável pelo redesenho do logotipo. Foi percebido que a instituição buscava melhorias na sua marca e para isso ocorrer de forma estruturada era preciso um estudo analisando o cenário no qual a entidade se encontra e o que busca como crescimento. Solicitado pelo presidente da Entidade Mário Marcelino, conheça um pouco mais desta evolução e do profissional por trás deste projeto.

Marcelo Schneider é formado em Design pela Universidade Feevale. Atua no mercado de publicidade e marketing há aproximadamente 10 anos, trabalhando em agências de publicidade e propaganda como diretor de arte. Desenvolveu trabalhos para marcas como Cetip (mercado financeiro), Oxiteno (Grupo Ultrapar), Vivo, Stihl. Bem como no e-commerce (loja virtual) do grupo Arezzo & Co (grupo detentor das marcas de sapatos femininos Arezzo, Schutz e Anacapri) e mais recentemente no Grupo Priority, detentor das marcas de calçados femininos Cravo & Canela e de calçados masculinos West Coast. Atualmente dirigi o estúdio SC87, desenvolvendo projetos de marca e outras demandas na área criativa. Tem como foco a área de estudo relacionada à sociedade de consumo, criação e gestão de marcas e assuntos relacionados aos novos comportamentos do consumidor moderno diante da evolução das relações de tecnologia e consumo.

 

Ugapoci: O que representa o logo para uma Entidade?

Marcelo Schneider: O logotipo representa um ativo muito forte e importante para uma entidade ou instituição. Ele deve transmitir seus valores e objetivos. Além disso, o logotipo serve como um elo de ligação emocional entre a entidade, seus colaboradores e associados. Obviamente o logotipo não é o único responsável para o sucesso ou fracasso de uma empresa, porém uma identidade visual bem alinhada aos princípios e propósitos de uma entidade é fundamental para engajar seu público aos seus serviços e/ou produtos que oferece. Os símbolos, as fontes utilizadas e até as cores sempre nos dão uma primeira impressão, um primeiro conceito sobre aquilo que estamos vendo. Por isso o logotipo deve ser muito bem estudado e estruturado para poder comunicar da melhor forma todos os aspectos da empresa que ele representa.

 

Ugapoci: Qual o significado do novo logo da Ugapoci?

Marcelo Schneider: O novo logotipo da Ugapoci tem como característica principal o seu símbolo. Na união de quatro elos, onde cada um representa respectivamente União, Família, Bem estar e Saúde, temos uma forma infinita de elementos ligados entre si. E é assim que pretende-se manter a relação com o associado, de forma contínua. Uma relação construída dia a dia, unindo os quatro conceitos que julgamos importantes nessa parceria. Além disso, as cores da nova identidade reforçam essa ideia. O azul é a cor que os ocidentais utilizam para transmitir harmonia, amizade e confiança. E o verde remete à tranquilidade, saúde e bem estar.

 

Ugapoci: Porquê da mudança do logo?

Marcelo Schneider: A instituição entende que é preciso evoluir. Acredito que a nova identidade visual da Ugapoci vem para representar justamente esse momento de evolução da entidade e de reconstruir alguns conceitos. Redesenhar o logotipo era uma oportunidade perfeita para demonstrar aos associados e público externo essa nova fase. A identidade atual vem a complementar nosso constante diálogo na instituição a respeito das possíveis mudanças e atualizações, melhorando a experiência do associado com nossos serviços, e fortalecendo a categoria que representamos. Inclusive nossa aproximação com os meios de comunicação que serão melhores explorados, como mídias sociais e website. Representamos a classe da Polícia Civil, mas não podemos esquecer que nosso trabalho está voltado para a prestação de serviço na área da saúde. Por isso, o redesenho também vem para aproximar a nossa missão com os associados.

 

Ugapoci: Qual o benefício da alteração do logo para a Instituição nos dias atuais?

Marcelo Schneider: Os benefícios da alteração do logotipo se dão de forma gradual e ao longo do tempo. O redesenho da identidade visual da Ugapoci tem como objetivo acompanhar as mudanças, inclusive tecnológicas, que passamos. Um exemplo: o logotipo anterior não tinha como ser aplicado no novo site, versão para celular, que está sendo redesenhado também. Outro benefício é o momento histórico que a instituição se aproxima: seus 50 anos. A nova identidade visual mostra que após meio século de história, não paramos no tempo. Pelo contrário, continuamos nos renovando para estarmos alinhados às necessidades do mercado e principalmente dos nossos associados.

 

 

A Ugapoci moderniza o logotipo com um novo design valorizando o nome da Instituição e seus serviços beneficentes que simboliza a nossa marca.”

Mário Marcelino

Deixe uma resposta